Dicas AutoCad 2000

- Crie seus Atalhos de Teclado Personalizados:
- Configuração da Guia FILES do comando OPTIONS:


Conheça o Recurso Script do AutoCAD

O AutoCAD possui um recurso que poucas pessoas sabem que existe: o script. Como o próprio nome diz, esse recurso é um texto escrito dentro de um arquivo com uma sequência de comandos que serão executados linha a linha pelo programa AutoCAD.
Naturalmente, o script não tem grandes recursos e não pode ser comparado a uma linguagem de programação como o AutoLISP, pois ele é apenas uma forma de se executar os comandos do AutoCAD sequencialmente.
Esse recurso foi muito popular enquanto o AutoLISP não era muito difundido. Existem até alguns programas de topografia onde os dados topográficos levantados pelos equipamentos dos profissionais são inseridos em um banco de dados em dbase ou foxpro.
Esses programas de banco de dados normalmente usam o recurso de script para criar uma interface com o AutoCAD. Esse, por sua vez, executa a sequência dos comandos e desenha na tela o levantamento topográfico automaticamente (um terreno, por exemplo), poupando trabalho para o topógrafo.
Bom, vejamos como funciona o recurso de script. Para ser um script que o AutoCAD possa ler, a sequência de comandos deve estar escrita em um arquivo com extensão .scr. Lembre-se de que os arquivos AutoLISP têm extensões . lsp.
Para que um script seja executado pelo AutoCAD, você pode digitar no prompt de comando do AutoCAD o comando script seguido de Enter. O AutoCAD mostrará um quadro de diálogos para a seleção do arquivo de script. Pelo próprio quadro, você pode buscar um outro diretório onde se encontram os arquivos de script. Infelizmente, o AutoCAD não traz nenhum arquivo de script de demonstração, vamos construir um exemplo.
Usando um editor de textos qualquer, digite as seguintes linhas de comandos:

line
0,0
10,0
10,6
0,6
c
circle
3,3
1
circle
7,3
1
zoom
extents

Salve o arquivo com o nome de retan.scr. Agora entre no seu AutoCAD para iniciar um novo desenho e digite no prompt do AutoCAD o comando script seguido de Enter. No quadro de diálogos, localize o diretório onde armazenou o arquivo retan.scr Ele deve aparecer na lista de arquivos.
Então, basta selecioná-lo e clicar no botão OK. Pronto! O AutoCAD executa a sequência de comandos que estão no arquivo e você pode ver o resultado na tela. Isso é só um exemplo do que é possível fazer com o recurso de script.
O ideal é que se use o script em conjunto com o AutoLISP, quando o AutoLISP não pode resolver o caso sozinho.

A matéria acima foi extraída da Revista CADesign

Ano 4 - Número 33

Aqui vai a explicação do que ocorreu no exemplo dado na matéria:
O que acontece no exemplo acima é como se estivéssemos trabalhando dentro do AutoCAD

Command:line
Specify first point:0,0
Specify next point or [Undo]:10,0
Specify next point or [Undo]:10,6
Specify next point or [Close/Undo]:0,6
Specify next point or [Close/Undo]:c
Command:circle
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]:3,3
Specify radius of circle or [Diameter]:1
Command:circle
Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]:7,3
Specify radius of circle or [Diameter]:1
Command:zoom
[All/Center/Dynamic/Extents/Previous/Scale/Window] <real time>:extents

Escrevemos um arquivo em um editor de texto qualquer como se fosse dentro do AutoCAD, mas não precisamos digitar os prompts. Devemos apenas relembrar as opções e sequência em que os comandos aparecerão na tela.